A Shopee encerrou a Black Friday 2025 com um desempenho inédito, marcando seu melhor resultado desde a chegada ao Brasil. Segundo a empresa, as vendas realizadas na última sexta-feira (29 de novembro) apresentaram um crescimento de mais de 90% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Este resultado consolida um mês de novembro histórico para o marketplace, que já havia registrado a venda de 20 milhões de itens durante o evento 11.11.
Engajamento e crescimento da base
Felipe Piringer, head de Marketing da Shopee, destacou que a temporada de compras de 2025 foi caracterizada por um forte engajamento e pela expansão tanto da base de consumidores quanto da de vendedores.
Pequenos e médios empreendedores também registraram um crescimento significativo, com muitos deles alcançando o seu maior pico de faturamento do ano durante o evento.
Categorias e produtos mais procurados
Para impulsionar as vendas, a plataforma disponibilizou cupons nas Lojas Oficiais. As marcas com melhor desempenho incluíram Britânia, Electrolux, Philco e MadeiraMadeira.
As categorias que mais se destacaram em termos de crescimento, em relação à Black Friday de 2024, foram:
-
Computadores e Acessórios: crescimento de mais de 200%
-
Eletrodomésticos: crescimento de mais de 100%
-
Mercado: crescimento de mais de 90%
-
Cuidados com a Casa: crescimento de mais de 90%
O produto mais vendido do dia foi o smartphone, com mais de 300 mil unidades comercializadas. Em seguida, vieram os consoles de videogame (170 mil unidades) e os panetones (13 mil unidades). A Shopee também observou um avanço nas compras de itens de maior valor agregado, como ar-condicionado, ventiladores, bicicletas ergométricas, televisores e micro-ondas.
Operação logística reforçada
A Black Friday de 2025 foi suportada por uma operação logística intensificada. A Shopee informou que mais que dobrou sua capacidade de processamento em comparação com novembro de 2024.
As principais iniciativas para este reforço logístico incluíram:
-
A inauguração do centro de distribuição em São Bernardo do Campo (SP), equipado com um sorter capaz de processar até 3,8 milhões de pedidos por dia.
-
A ampliação do centro de distribuição fulfillment em Franco da Rocha (SP).
-
A abertura de um novo espaço logístico em Itajaí (SC), fortalecendo a operação na região Sul do país.
Preparativos para o final do ano
A empresa já está focada nas ações para o 12.12 – Liquidação de Natal, a última data dupla do ano. A Shopee oferecerá um total de R$ 15 milhões em cupons de desconto e frete grátis em compras acima de R$ 10.
A partir de 2 de dezembro, foi lançada a ação “12 presentes até 12/12”, que revelará diariamente um novo benefício ou oferta, permitindo aos consumidores acumularem vantagens ao longo da campanha.
Entre 12 de dezembro e o final do ano, um microsite será dedicado a destacar os produtos mais vendidos de 2025. Este espaço funcionará como uma vitrine de tendências e a última oportunidade para adquirir os itens mais populares do ano com preços promocionais.
