O que é cold mail e por que acompanhar sua taxa de resposta? Cold mailing é uma estratégia de envio de mensagens por e-mail para um potencial cliente sem contato prévio. A empresa aborda o cliente pela primeira vez com uma mensagem de apresentação, sendo uma tática útil na prospecção de clientes e para apresentar o negócio a potenciais consumidores.
Acompanhar a taxa de resposta dos cold mails é crucial para monitorar os resultados das campanhas, entender se a estratégia está gerando resultados ou se precisa ser revisada, e, assim, ajudar o negócio a bater suas metas de vendas. Embora a taxa média de resposta seja baixa (entre 1% e 5%), essa estratégia é válida para qualificar leads com alto potencial de conversão.
Qual é a taxa de resposta ideal para cold mail?
A taxa de resposta do cold mail, segundo o Woodpecker, geralmente fica entre 1% e 5%. Por outro lado, a taxa de abertura, conforme dados do QuickMail, pode ser de 44%. Isso significa que, apesar de quase metade das pessoas visualizarem a mensagem, menos de 5% delas respondem.
Taxa de resposta ideal Uma boa taxa de resposta para cold mail fica próxima dos 5%, o que significa receber 5 retornos a cada 100 e-mails enviados. É esperado que a maioria dessas respostas seja positiva, resultando na ação que foi solicitada no corpo do e-mail.
Taxa de abertura ideal A taxa de abertura deve superar os 40% para gerar um bom retorno à sua campanha de cold mailing. Em outras palavras, a cada 100 e-mails enviados, pelo menos 40 devem ser abertos.
Se seus e-mails não estão alcançando esses níveis, é fundamental aprimorar as táticas de escrita e envio.
Estratégias para fazer um bom cold mail
Para aumentar as chances de sucesso, seu cold mail deve ser elaborado com atenção a três pilares:
Seja breve e objetivo Muitas vezes, seus destinatários lerão os e-mails no celular e entre compromissos. Por isso, não enrole: diga rapidamente o motivo do contato. Seja objetivo, apresentando-se, mencionando como conseguiu o contato, a razão da mensagem e como sua empresa pode ajudar o potencial cliente a resolver um problema. O e-mail precisa agregar valor na vida do cliente.
Use perguntas estratégicas Pesquisas mostram que usar uma pergunta na linha de assunto pode aumentar a taxa de abertura em quase 49%, pois as pessoas se sentem compelidas a responder. Evite perguntas genéricas e use questões que aguçam a curiosidade dos leitores e se relacionem com a sua oferta.
Use um CTA (call to action) forte O CTA é o chamado para ação do seu e-mail. Ele precisa ser forte, direto e chamar a atenção, deixando claro para o cliente qual é o próximo passo, como responder à mensagem ou acessar um link. Inclua uma despedida simples e um pedido de resposta, ou use um botão para o acesso a um link.
Como melhorar a taxa de resposta do cold mail
Melhorar as taxas de resposta atrai mais leads e gera mais oportunidades de negócios. Para isso, invista nas seguintes táticas:
Invista em linhas de assunto mais longas O ideal é que as linhas de assunto tenham entre 61 e 70 caracteres. Linhas mais longas são mais eficazes do que textos curtos em quase 33% das vezes.
Personalize as mensagens Personalizar uma mensagem abordando assuntos relevantes para o segmento do cliente, como tendências, pesquisas da área ou as dores específicas dele, aumenta as chances de abertura e resposta. 33% das pessoas abrem e-mails baseando-se inteiramente na linha de assunto, então capriche.
Faça follow-up Mais da metade das respostas de um e-mail derivam de uma mensagem de follow-up, sendo 3 o número ideal de tentativas de contato. Se não houver resposta ao seu primeiro e-mail, repita o envio alguns dias depois, destacando ser uma segunda tentativa de contato.
Use o nome do remetente Para reforçar a personalização, use o nome do destinatário na linha de assunto sempre que possível. Pesquisas indicam que 35% dos usuários abrem e-mails quando o nome deles é mostrado na linha de assunto.
Faça testes A/B Use o recurso de teste A/B das ferramentas de cold mail para enviar duas variações de um mesmo e-mail (com diferenças sutis de abordagem, linguagem ou design) para amostras de contatos. Isso ajuda a identificar qual tem a maior taxa de resposta para aplicar a versão de mais sucesso ao restante da lista.
Faça a gestão e segmentação da lista de contatos Garanta que todos os endereços da sua lista sejam reais e segmentados conforme os interesses de cada grupo (exemplo: separar gerentes de vendas de representantes comerciais). Essa ação garante que você crie conteúdos mais adequados e que falem diretamente com as dores dos clientes, aumentando a taxa de resposta.