Americanas e Magalu anunciaram um acordo para integrar parte de suas operações digitais, visando ampliar o sortimento disponível em ambas as plataformas. A parceria teve início antes da Black Friday, com os produtos da Americanas começando a ser vendidos no e-commerce do Magalu a partir desta terça-feira (18). Nas semanas seguintes, itens do estoque próprio do Magalu também serão ofertados no site da Americanas.
Este movimento estratégico une portfólios considerados complementares. A Americanas tem uma presença mais forte em categorias como alimentos, bomboniere, limpeza, higiene pessoal, utilidades domésticas e escritório.
Por sua vez, o Magalu é tradicionalmente mais forte em linha branca, eletrônicos, móveis e portáteis. Ambas as empresas destacam que a cooperação cria um novo modelo de atuação no varejo ao integrar o sortimento, a operação e o alcance de suas marcas.
Vantagens da Parceria: Velocidade, Conveniência e Estratégia Omnicanal
O CEO da Americanas, Fernando Soares, afirmou que o principal objetivo da iniciativa é ampliar a conveniência e a velocidade de entrega para os clientes. Ele ressaltou que a união das plataformas reforça o propósito de atender o consumidor no canal de sua preferência. Tiago Abate, vice-presidente de Growth e Digital da Americanas, complementou que a cooperação fortalece a estratégia omnicanal da companhia.
A Americanas, que enfrentou uma fraude contábil bilionária em 2023, fechando o ano com um prejuízo de R$ 2,27 bilhões, conseguiu uma recuperação em 2024, registrando um lucro de R$ 8,231 milhões. A empresa reverteu 94% do seu prejuízo e tem investido na integração omnicanal, reforçando sua vertical de mercado.
Ship from Store e Expansão Logística
Frederico Trajano, CEO do Magalu, destacou que o acordo também conecta as lojas físicas da Americanas ao marketplace do Magalu por meio da modalidade ship from store (envio a partir da loja).
Inicialmente, 50 lojas da Americanas, localizadas em 15 capitais, começarão a disponibilizar itens para venda na plataforma do Magalu. As entregas serão realizadas a partir das próprias unidades. A expectativa é que essa operação acelere o acesso do consumidor a produtos de consumo recorrente.
Em uma etapa paralela, o Magalu iniciará a oferta de seus produtos de estoque próprio no site da Americanas, com a promessa de entrega rápida. O projeto será iniciado com um grupo piloto, mas as empresas já planejam uma rápida expansão.
A meta é incluir todas as lojas da Americanas que possuem o serviço ship from store até dezembro, o que resultará em um aumento significativo do alcance logístico e do volume de itens disponíveis nas duas plataformas
