O papel se consolida como o material preferido para embalagens na visão dos consumidores, destacando-se em 10 de 15 atributos avaliados na pesquisa “Trend Tracker 2025”, realizada pela Toluna a pedido da Two Sides.
Os resultados mostram que o papel é percebido como:
- Melhor para o meio ambiente (59% dos entrevistados);
- Mais biodegradável (70%);
- Mais fácil de reciclar (53%);
- Mais leve (60%) e seguro (35%);
- Mais fácil de fechar (43%), armazenar (33%) e abrir e fechar (43%);
- Apresenta melhor a informação sobre o produto (33%);
- Mais barato (60%).
Essa percepção reflete uma crescente compreensão global sobre a sustentabilidade do processo de produção e a reciclagem de materiais. Tanto que 63% dos entrevistados acreditam que apenas papel reciclado deveria ser utilizado em embalagens.
Crescimento da conscientização ambiental
A preocupação com a sustentabilidade na produção da celulose, na fabricação das embalagens e na reciclagem permeou diversos pontos da pesquisa. De acordo com o presidente de Two Sides América Latina, Fábio Mortara, a maior conscientização sobre questões ambientais está impulsionando governos, empresas e indivíduos a adotarem práticas mais sustentáveis e de baixo carbono.
Entre os indicadores, 59% dos consumidores consideram o papel/papelão melhor para o meio ambiente e o preferem nas embalagens por considerá-lo mais sustentável. Além disso, 80% dos entrevistados afirmam ser importante utilizar produtos de papel originados de florestas manejadas de forma sustentável.
A preferência se estende ao comércio eletrônico, onde as embalagens de papel são as favoritas dos compradores online (65%). Para quem compra em lojas físicas, 52% consideram reduzir compras de varejistas que não utilizam embalagens sustentáveis, e 62% comprariam mais de lojistas que eliminassem o plástico de suas embalagens.
Sustentabilidade nos produtos tissue
O papel tissue (higiene) também foi um foco da pesquisa. Para 53% dos entrevistados, esses produtos não são supérfluos, uma mudança de comportamento que se acelerou após a pandemia de COVID-19.
Metade dos entrevistados (48%) busca ativamente por produtos tissue feitos a partir de papel reciclado e 76% desejam que a indústria invista mais na produção sustentável deste tipo de papel. A preocupação ambiental é alta: 70% se preocupam com seu impacto no meio ambiente, 57% afirmam que seria melhor fabricar papéis para higiene a partir de materiais reciclados, e 75% consideram importante que o papel de higiene seja produzido com insumos provenientes de árvores plantadas de forma sustentável.
Leitura, escrita e equívocos persistentes
A pesquisa bienal da Two Sides revelou ainda a preferência por materiais impressos:
- 61% dos consumidores preferem ler livros em formato impresso.
- 65% acreditam que as crianças aprendem melhor com materiais impressos do que digitais.
- 84% defendem o direito de escolher como receber contas e extratos (impressos ou digitais).
Em relação ao digital, 41% dos consumidores afirmam não prestar atenção na maioria dos anúncios online, atribuindo isso à fadiga digital e à maior eficácia percebida no marketing impresso.
Apesar dos avanços na compreensão do público, o presidente de Two Sides América Latina, Fábio Mortara, destaca que alguns equívocos persistem. Uma preocupação relevante é que 70% dos entrevistados ainda acreditam que a celulose causa desmatamento. O executivo esclarece que, no Brasil, toda a celulose usada na indústria é obtida de árvores cultivadas.
Mortara conclui que, à medida que a conscientização ambiental cresce, o caminho para a indústria de impressão, papel e embalagens é a comunicação clara e baseada em fatos, combatendo narrativas enganosas e promovendo a preferência por produtos de celulose inovadores.
