A Temu anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (29), a abertura de seu marketplace para vendedores brasileiros, uma mudança estratégica que visa aumentar sua competitividade no e-commerce nacional. Até então, a plataforma operava majoritariamente com produtos enviados por lojistas estrangeiros, embora um pequeno grupo de comerciantes locais já participasse de um projeto piloto desde agosto.
Oportunidades e agilidade na entrega
A iniciativa de incluir vendedores locais, chamada de “local-para-local”, tem como principal objetivo acelerar a entrega e, ao mesmo tempo, oferecer mais opções aos consumidores.
“Com nossa iniciativa local-para-local, buscamos criar novas oportunidades de crescimento para os negócios brasileiros, ao mesmo tempo em que oferecemos aos consumidores acesso a uma maior variedade de produtos de qualidade e preços acessíveis, com entrega mais rápida”, afirmou um porta-voz da Temu.
Com o estoque nacional, os produtos vendidos por lojistas brasileiros poderão ser entregues em um prazo de até dois dias úteis, um fator crucial para ganhar espaço no mercado brasileiro.
Requisitos e processo de cadastro
Para os empreendedores interessados em vender na Temu, a plataforma estabeleceu requisitos de conformidade com a legislação brasileira. É obrigatório possuir um CNPJ ativo, sendo aceitas diversas naturezas jurídicas, como:
- Empresa estatal
- Empresa de capital aberto
- Empresa privada
- Empresa individual (MEI, EIRELI ou SLU)
É importante notar que a Temu não impõe restrições quanto a preços ou faturamento para os lojistas.
A plataforma abrange uma ampla gama de produtos, com mais de 600 categorias, que vão desde artigos de moda e decoração até eletrônicos e itens para o lar. Para começar, os interessados devem se cadastrar e enviar a documentação exigida que comprove o cumprimento das normas brasileiras para o comércio eletrônico. A empresa reforçou que não há cobrança de taxa de registro para o cadastro inicial.
